Warning: strtotime() [function.strtotime]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'Europe/London' for 'BST/1.0/DST' instead in /home4/cmseiac/public_html/libraries/joomla/utilities/date.php on line 56

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'Europe/London' for 'BST/1.0/DST' instead in /home4/cmseiac/public_html/libraries/joomla/utilities/date.php on line 198

Ginásio

O Ginásio do Centro Musical de Seia, foi inaugurado em 11 de Dezembro de 2004 e nasceu com o intuito de propor aos seus clientes uma nova forma de encarar a prática de exercício físico…. O FITNESS (*).
Fiel à sua linha de orientação inicial, o Ginásio (WORK-OUT) , define-se como um espaço de prestação de serviços, no qual os seus técnicos e colaboradores se empenham com todo o seu profissionalismo para que os seus clientes consigam atingir os objectivos a que se propõem.
No WORK-OUT tudo foi planeado ao pormenor, de forma a que os seus clientes possam usufruir de um espaço funcional, limpo, com equipamento de qualidade e um ambiente humano que faz deste ginásio também um excelente espaço de convívio.
Alérgico a modas, e porque o ser humano é muito mais do que aquilo que dele pretendem fazer, o WORK-OUT aposta forte em si, na sua saúde, na sua autoestima, no seu relax ou mesmo no seu desejo de ser mais performante.

“ Se dá mais importância ao conteúdo que à embalagem” , venha conhecer-nos pessoalmente… É que, o nosso calor humano não se transmite via Internet.

(*) Estar em forma! A prática do “Fitness” visa pura e simplesmente a melhoria e/ou manutenção da boa forma física do praticante…. Ou seja, falamos de EXERCÍCIO FÍSICO & SAÚDE .


MODALIDADES :

•    Treino Personalizado
•    Step
•    Aeróbica
•    Ginástica Localizada
•    Ginástica Suave
•    Danças de salão


Treino Personalizado:

Alongamentos

Os alongamentos são como que o “parente pobre” do exercício físico, algo que deve ser feito por descarga de consciência… Vamos alterar essa ideia!

- Porque devemos fazer alongamentos –

Quem tem em casa cães ou gatos, eventualmente já reparou que estes se alongam. Fazem-no na transição da posição de repouso para a posição para a posição de início de actividade. Este gesto instintivo que nós humanos perdemos por questões de índole cultural, acabou por ser codificado por alguns fisiologistas de entre os quais destaco o norte americano, Bob Anderson. Em repouso as fibras musculares estão geralmente retraídas e pouco vascularizadas pela inactividade, esta situação inverte-se quando fazemos alongamentos, com os seguintes benefícios :
•    Aumento da amplitude de movimentos e da coordenação do gesto desportivo
•    Diminuição do risco de lesão. Isto porque perante um mesmo esforço um músculo alongado resiste melhor ao esforço que um  músculo “frio”.

- Quando devemos alongar –

A prática de alongamentos não é exclusiva da preparação para um exercício físico; de lazer, treino ou competição. Estes poderão ser feitos de manhã ao levantar (sem forçar pois o corpo está “frio”) a qualquer outro momento do dia de forma a dissipar a tensão nervosa, depois de muito tempo na posição sentado ou de pé, e também para aliviar as dores musculares provocadas pelo ácido láctico, as quais surgem algumas horas depois de um exercício físico diferente ou mais intenso que o habitual.

Exercício físico, só com a recomendação médica e acompanhamento técnico responsável.


Cardio

Uma das vertentes da forma física é a capacidade do nosso organismo em absorver e utilizar economicamente o oxigénio. A única forma que temos para manter/melhorar essa capacidade é a prática regular de exercício aeróbico já que este melhora a utilização do oxigénio por parte do nosso corpo (sistema cardiovascular).

A palavra “Cardio-Fitness” (estar em forma ao nível cardiovascular) é a designação utilizada em ginásios para todos os exercícios aeróbicos praticados em aparelhos específicos tais como : passadeiras, ciclo ergómetros, simuladores de remo, step climber, elípticos, etc.

Independentemente do aparelho utilizado para a prática de Cardio-Fitness, o praticante deve respeitar algumas normas de utilização.
•    Executar correctamente a técnica própria do exercício;
•    Trabalhar dentro dos níveis de intensidade aconselhados para a idade, objectivos e condição física do praticante.

Cabe ao técnico de Cardio-Fitness ensinar e corrigir a técnica correcta para a execução dos exercícios, assim como determinar os parâmetros de batimento cardíaco aplicáveis a cada caso específico (intensidade mínima e máxima).

Aos benefícios referidos para o sistema cardio -vascular junta-se um outro: o Cardio-Fitness é, em conjunto com uma alimentação equilibrada, a melhor forma de perder as gorduras em excesso.


Musculação – Tonificação

Os exercícios de musculação surgiram nos Estados Unidos, graças às permeabilidades das correntes culturistas e halterofilistas, chegando à Europa (França) em 1950. Ao conjunto desses exercícios deu-se o nome de “Musculação” a qual podemos definir como “o conjunto de processos e meios que levam ao aumento e aperfeiçoamento da forma muscular, associada ou não a outras qualidades físicas”.

Por vezes associada exclusivamente e erradamente ao culturismo, a musculação visa o treino da força (*) em todas as suas componentes:
•    Força Máxima – força máxima possível que se pode exercer sobre um contrapeso;
•    Força Explosiva – capacidade de ultrapassar um contrapeso no espaço mínimo de tempo possível, também conhecida como capacidade de explosão ou força/velocidade.
•    Força Resistência – capacidade em termos de duração em vencer um contrapeso.

O treino da força através da musculação pode servir vários objectivos :

1.    Melhorar a imagem corporal – através de exercícios com cargas e repetições específicas visando a tonificação ou o aumento da massa muscular que combinados ou não com exercícios aeróbicos alteram a composição corporal: mais músculos e menos gordura.
2.    Retardar a perca de tecido muscular que se produz durante o processo de envelhecimento – através de exercícios adaptados ao status saúde/condição física e aos objectivos específicos do praticante.
3.    Melhorar as capacidades atléticas de um desportista – através de exercícios visando a melhoria das características de força (já referidas acima) utilizadas no gesto desportivo de um desporto específico.
4.    A recuperação de uma estrutura muscular após lesão e respectiva inactividade – da competência ou sob acompanhamento de um fisioterapeuta.


(*) toda a causa capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, traduzido por um vector. É o produto da massa pela sua aceleração: F = mx  .


Benefícios do Exercício físico


O exercício físico melhora o seu “físico”:
•    Aumenta-lhe o tónus muscular
•    Diminui-lhe a gordura

O exercício físico melhora a sua auto estima e qualidade de vida .
•    Liberta-o do Stress
•    Leva-o ao encontro de si mesmo
•    Melhora a sua imagem
•    Aumenta-lhe a mobilidade
•    Promove o seu bem estar geral

O exercício protege-o contra
•    Ataque cardíaco
•    Diabetes tipo 1
•    Artrites
•    Obesidade
•    Osteoporose
•    Doenças cardíacas
•    Perturbações do sono
•    Cancro da mama
•    Cancro no cólon
•    Depressão
•    Hipertensão


Step

O STEP foi inventado em 1986 por Gin Miller que descobriu as suas potencialidades quando o seu médico a aconselhou a subir e descer degraus como tratamento para o seu debilitado joelho. Não só este tratamento fortaleceu o seu joelho como também desenvolveu a sua capacidade cardiovascular e aeróbica.

- Efeitos Fisiológicos:
Qualquer forma de actividade que envolve um esforço vigoroso e contínuo da maior parte dos grandes músculos do corpo pode ser usada para o exercício aeróbico. Provoca melhorias na eficiência do coração e dos pulmões e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

- Efeitos Biomecânicos:
Uma exposição regular a forças ligeiramente elevadas é actualmente desejável porque o stress mecânico vai produzir alterações estruturais que vão fortalecer as estruturas anatómicas importantes podendo também aumentar a densidade óssea.


Aeróbica

Em 1971 surge com Jack Sorensen, a “Aerobic Dancing” e no final da década de 70 com Jane Fonda surge “Workout”, para muitos foi com ela que surgiu a aeróbica.

A ginástica aeróbica é um programa de preparação física para todas as idades e níveis de condicionamento. Esta sendo composta de exercícios localizados, movimentos locomotores simples e combinados, realizados sistematicamente, pode e deve ser caracterizada como um programa de ginástica. Tem a função de provocar um aumento da tolerância ao esforço, o que resulta numa melhor oxigenação dos tecidos assim como numa melhor adaptação cardio-respiratória, desenvolvendo a coordenação motora dos alunos.
Caracteriza-se pelo uso do método coreografado como recurso didáctico para atingir os seus objectivos principais, já referidos em cima.
O método traduz-se por utilizar diversas habilidades motoras (os passos básicos) combinados numa estrutura coreográfica.
Uma aula de aeróbica (60 minutos) é constituída pelos seguintes elementos:

•    Aquecimento – preparação fisiológica e psicológica do aluno
•    Fase principal / Aeróbica – mais importante e mais longa
•    Retorno à calma – diminuição das frequências cardíacas e respiratórias
•    Fase localizada
•    Alongamentos

Ginástica Localizada


A nossa aula de localizada, vai de certa forma ao encontro da ideia que muitos têm de aula de “manutenção”. Dedicada essencialmente aqueles que preferem o trabalho de grupo ao trabalho individual, esta aula assenta em dois pilares fundamentais do exercício físico; o trabalho força (tónus) muscular e o treino da mobilidade (flexibilidade). Esta aula deve, em nosso entender, ser complementada com algum trabalho aeróbico, como por exemplo o cardio-fitness.
Para além dos sempre presentes exercícios para trabalho da flexibilidade, esta aula utiliza exercícios localizados, utilizando o peso do corpo e/ou equipamentos, geralmente com o auxilio de música, para o desenvolvimento e/ou manutenção da força e resistência muscular localizada.
Uma aula de Ginástica Localizada (duração de 60 minutos) usualmente tem a seguinte estrutura :

•    Aquecimento – que serve de preparação para a parte fundamental da aula;
•    Parte específica – é a parte da aula em que são trabalhados os objectivos específicos;
•    Relaxamento – fase de recuperação do esforço efectuado.

Ginástica Suave

Quando a frescura física da juventude deixa de ser uma realidade, a frescura mental exige-nos actividade…Pela saúde e pela qualidade de vida. Nessa altura procuramos saber onde e como, nos podemos “mexer” em segurança.
A aula de Ginástica suave foi feita a pensar em si! Em si e em todos aqueles cuja apetência para o exercício não lhes “permite” fazer exercício mais intenso.

Vamos “mexer” !!!

Compra Directa


Deprecated: Assigning the return value of new by reference is deprecated in /home4/cmseiac/public_html/modules/mod_yj_vm_latest/mod_yj_vm_latest.php on line 99

Violino Acústico PALATINO 3/4 45VN34

Tampo de Abeto maciço, braço, ilhargas

Concertina Gabbanelli 3ªvoz Preta

Concertina italiana, 3ª voz mão direit

Guitarra Acústica APC WG100CW

Top/Tampo: .......... Solid Spruce - Spr

Piano Vertical AMADEUS 108D

Piano acústico vertical, design simples

Correia p/ Clarinete C20 LP

Reforço almofadado, cordão simples, 2

(c) 2010 Centro Musical de Seia - Implementação: DIGICYBER.PT - DIGISHOP